segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Sou apenas o que sou...

Por João Ricardo Nogueira

Eu sou um livro aberto com histórias, um sonho incerto com memórias, do meu passado que ficou. Eu sou um porto amigo sem abrigos, um parabrilho nos desvios, eu sou apenas o que sou.

Eu sou um moço velho, que já viveu muito, que já sofreu muito... Eu sou um velho moço, que não viveu tudo, que não sofreu tudo, que não morreu de amor...

Mas sou alguém livre, não sou escravo e nunca fui senhor. Eu simplesmente sou um homem que ainda crê no amor...

Por isso sonho, por isso, vivo, por isso amo minha vida... E aprendi a viver como sonhador, como romântico que ainda crê no amor...

“Porque, embora quem quase morra esteja vivo, quem quase vive já morreu."

Acredito que viver não é só respirar, mas sim participar e influenciar para mudar.
Mudar o que esta errado, mudar o que não esta bom, construir o futuro da nação.

Não adianta reclamar, não adianta saber e nada fazer, pois com a sabedoria vem a obrigação, de lutar pelo futuro da nação, de defender o nosso quinhão...

Muitos pobres de espírito não lutam, preferem se entregar e aceitar essa triste realidade em que vivemos, onde embora o sol expanda energia universal, falta lugar ao sol, faltam empregos, salários e, vergonhosamente, comida, na mesa de muitos.

Esses pobres de espírito, já se acostumaram com essa realidade, passaram a achar normal a miséria, já não se comovem quando vêem crianças e velhos dormindo nas calçadas das grandes cidades, sujeitos a todo tipo de sorte.

Vivem suas vidas, como se nada houvesse de errado, pois no final do ano pra se redimirem da inércia, sempre fazem alguma caridade ou dão alguma contribuição a qualquer instituição, que na maioria das vezes, nem conhecem, e nunca quiseram conhecer, pois não estão dispostos e ter que enfrentar cara a cara a realidade, para não perder a ilusão de que tudo esta bom.

Se não queremos ser cúmplices dessa realidade, devemos fazer nossa parte, pois como disse James Baldwin a Martin Luther King:

“Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado,
Mas nada pode ser modificado sem ser enfrentado”.

Por fim quero aqui encerrar parafraseando Aristóteles, quando sabiamente disse que:

“A grandeza não consiste em receber honras, mas sim em merecê-las...”

Por isso, não se acomode diante das injustiças de nosso mundo, faça sua parte,
Mereça...

Nenhum comentário: