segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Você sabia que o maior país do mundo seria hoje cristão?

Por João Ricardo Nogueira

 Hoje era para a Índia ser o maior país cristão do mundo, mas a Índia hoje tem menos de 3% da população cristã. Sim, a Índia é hoje o maior país do mundo em população. Segundo a ONU, a Índia tem hoje 1,428 bilhão de habitantes, enquanto a China tem 1,425 bilhão, uma diferença de 3 milhões de habitantes, o que torna a Índia o maior país do mundo.

Gandhi ficou conhecido por sua liderança no movimento de independência da Índia e por promover a não violência como uma força transformadora. Gandhi recebeu o título de Mahatma, que significa "grande alma". Ele passou a ser conhecido como Mahatma Gandhi, mas também é chamado na Índia de Bapu, que significa "pai" em hindi. Ele é considerado o Pai da Nação na Índia por seu papel na luta pela independência do país.

Mahatma Gandhi era advogado e, durante um período de estudo na África do Sul, ficou impressionado com os ensinamentos de Jesus. Ele considerava Jesus um mestre e uma fonte de inspiração para sua busca pela justiça e não violência. Ele estava estudando direito e começou a estudar a Bíblia. Gandhi estava revoltado com a corrupção e o sistema de castas de sua religião de origem. Então ele conheceu Jesus de Nazaré e ficou apaixonado pelos princípios cristãos e disse: "É isso que o mundo precisa!" Começou a estudar mais e resolveu visitar uma Igreja Cristã.

Então Gandhi foi a uma igreja porque queria conhecer mais a Jesus. Mas ele foi tão maltratado e escorraçado apenas por não ser branco. E ele chegou à conclusão: tem algo errado, se Ele (Jesus) era tão bom assim, por que os seguidores dele são desse jeito? E apesar de seu profundo respeito pelos ensinamentos de Jesus, ele explicou sua posição afirmando: "Eu não me torno cristão por causa dos cristãos". Gandhi via um conflito entre os princípios de Jesus e a conduta dos cristãos que conheceu na época.

Sua decisão de não aderir ao cristianismo, apesar de sua admiração por Jesus, é um exemplo do pensamento independente e das convicções profundas que caracterizaram sua vida. Gandhi não estava interessado em seguir uma religião por tradição ou pressão social; ele estava comprometido em viver de acordo com seus próprios princípios de justiça, igualdade e não violência.


Então ele se retraiu do cristianismo, foi para a Índia e liderou o movimento de independência do país, fez uma revolução pacífica e pregou a não violência ao ponto de ser chamado de Mahatma Gandhi, a grande alma. Agora, imagine se esse mesmo Gandhi tivesse sido bem recebido na igreja, tornando-se cristão? Provavelmente hoje a Índia seria o maior país cristão do mundo.

E sua igreja, como tem recebido os diferentes? Como Cristo receberia, ou como os Fariseus?

A história de Mahatma Gandhi nos convida a uma profunda reflexão sobre como os seguidores de Cristo são percebidos pelos outros e como eles se relacionam com o mundo ao seu redor. Gandhi, apesar de sua admiração por Jesus, viu uma discrepância entre os princípios cristãos e a conduta dos cristãos que ele encontrou em sua jornada. Hoje, como cristãos, temos a oportunidade de avaliar como nossas ações refletem os ensinamentos de Cristo. Seremos verdadeiramente reconhecidos pelo amor, compaixão e não violência que Cristo ensinou? Ou faremos arminha com as mãos, correndo o risco de sermos vistos de maneira diferente da fé que professamos?

Nenhum comentário: