segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Então é Natal

Por João Ricardo Nogueira

“Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Então é Natal, a festa Cristã.”
(Então é Natal da Simone)

Pois é, meus amigos; mais um ano se passou, e novamente chegamos no período das festas natalinas.

Usei um trecho inicial de uma conhecida música da cantora Simone, para abrir este texto, pois acho que a mesma resume um pouco o que penso do Natal.

Na música, a Simone nos lembra o que é o Natal, ou seja a comemoração do Nascimento de Cristo; mas ela vai mais além, quando nos questiona: “Então é Natal, e o que você fez?”.

Muitos se dizem Cristãos, muitos outros se dizem Revolucionários, e ainda temos aqueles que se dizem Ateus e defensores da Ciência.

Mas é consenso entre todos, a defesa de um mundo melhor, seja através da religião, da política ou da ciência.

Porém, na verdade o que vemos hoje não é bem isso. Cada vez mais percebemos que tanto a religião com suas doutrinas, como a política com suas ideologias e a ciência com suas descobertas, passaram a ser mais importantes que o motivo de todas elas ou seja o bem da humanidade.

Em nome da Religião já se cometeram verdadeiras barbáries, em nome de diversas ideologias, sistemas excludentes ou autoritários, em nome da ciência e da evolução, destruímos nosso planeta cada vez mais, única e exclusivamente em prol de lucro.

Será que os ditos Cristãos teriam coragem de se-lo ao pé da letra, e seguir a Jesus de fato, em todos os seus ensinamentos e exemplos?

Será que os ditos Revolucionários teriam coragem de abrir mão de tudo e colocar suas vidas a disposição da luta real, em defesa de um mundo melhor?

Será que os Cientistas, fariam suas pesquisas em busca de descobertas, sem o menor interesse de lucro e reconhecimento, apenas pelo bem da humanidade?

Será que se Jesus Cristo volta-se hoje, as festas seriam mesmo em sua homenagem?

Será que você que leu até aqui, terá coragem de ser diferente em 2008?

Feliz Natal!

Nenhum comentário: