quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Os Homens da História
                                                                                          *Por João Ricardo Nogueira




“Ser grande, é abraçar uma grande causa.”                             (William Shakespeare)

Na noite desta quarta-feira (24/10) recebemos em Cuiabá uma das mais importantes personalidades políticas da América Latina de nossos tempos, o Ex-Presidente Lula, um homem do povo, de origem simples, mas que tornou-se presidente de nosso país, e fez um governo verdadeiramente voltado para os que de fato mais precisam do estado, a população mais carente deste país, que pela primeira vez na história, teve vez, e voz que os representasse de verdade.

Lula veio a Cuiabá, em apoio ao futuro prefeito Lúdio Cabral, outro homem que assim como o ex-presidente, também tem sua trajetória de vida marcada pela luta na defesa dos que mais precisam, a população mais carente.

Em seu discurso, a uma verdadeira multidão de aproximadamente 20 mil pessoas, Lula afirmou que a palavra correta para o trabalho de um prefeito não é “governar”, e sim “cuidar da cidade e do povo".

O ex-presidente ressaltou que a atenção do prefeito deve ser igual para todos, e olhando para Lúdio afirmou: “Você vai ser eleito para cuidar de todos, rico, classe média, pobre... Mas tem que cuidar do povo que nem uma mãe cuida de seus filhos, sobretudo com igualdade. Mas sempre dando um ‘chameguinho’ a mais para quem precisa, porque a verdade, nua e crua, é que o rico não precisa da prefeitura como o pobre precisa”.

Mais do que carisma, oratória e um bom programa de governo, um bom prefeito precisa ter sensibilidade social, precisa ter a capacidade de sentir o clamor do povo, pois que pese nosso país tenha dado um grande salto na melhora da qualidade de vida, e de oportunidades nos últimos anos, infelizmente Cuiabá não acompanhou no mesmo ritmo, pois neste período, tivemos a frente de nossa cidade, gestores mais preocupados com outras coisa, que não o bem coletivo, e por isso, estamos amargando nossa atual realidade.

Como disse Lula em sua fala, ele provou que é possível fazer um governo voltado para os interesses do povo, e é isto que queremos em Cuiabá, um governo municipal que tenha como prioridade o bem coletivo de nossa sociedade, e não um governo voltado aos interesses privados de grupos econômicos. Afinal já vimos do outro lado da ponte, no que deu esta história de dito "Bom Gestor". Várzea Grande se arrepende amargamente do dia em que escolheu este equivocado caminho, e por isso, não cometeremos o mesmo erro aqui em Cuiabá, onde no dia 28, vamos eleger Lúdio Cabral o nosso próximo prefeito.

Finalizo este texto, deixando para reflexão de todos uma frase, que nos traz a lembrança o que acontece, quando os interesses econômicos se sobrepõem aos interesses do bem coletivo.


"A pobreza não é um acidente. Assim como a escravização e o Apartheid, a pobreza foi criada pelo homem e pode ser removida pelas ações dos seres humanos."
                                                                                               (Nelson Mandela)



* João Ricardo Nogueira, é Ex-Presidente da ACES – Associação Cuiabana dos Estudantes Secundaristas, e Ex-Presidente da AME – Associação Matogrossense dos Estudantes, tendo como principais conquistas durante seu mandato a frente do Movimento Estudantil, a reconquista da Meia-Entrada, e a conquista o Passe Livre em Cuiabá. (www.jrnogueira.blogspot.com.br)

Nenhum comentário: