sexta-feira, 9 de setembro de 2016


Atores da Indignação!
Por João Ricardo Nogueira

O significado de hipocrisia, todos sabem. Mas o que poucos conhecem é sua origem, que vem do grego hypokrinein, nome que designava os atores de teatro da antiga Grécia, afinal eles fingiam ser outras pessoas, seus personagens. O que os atores faziam no palco era uma "hipocrisia" do grego hypokhrinesthai, que significava “fingimento”.

Não se passou muito tempo (aliás foi bem rápido), para que e as personas da indignação fossem abandonadas por seus atores, as mascaras envelheceram tão rapidamente que até parece que nunca existiram, foram rapidamente largadas, tornaram-se inconvenientemente vergonhoso ostentá-las.

Afinal, os mesmos atores que outrora soavam as caçarolas e bradavam a todo fôlego que sua bandeira era o fim da corrupção, hoje passivamente a aceitam e seletivamente se calam, como se nada houve-se de errado no reinado daquele cujo nome não pode ser citado, mesmo com tantos escândalos ligados ao atual governo, que quase que diariamente vem a tona.

Já contra Dilma, faziam qualquer negócio, tudo valia e os fins com certeza justificavam os meios, chegaram até a se auto-definirem como "Milhões de Cunhas", seria até cômico se não fosse trágico.

Mas, tudo o que tem acontecido, tem unificado as vozes a favor da democracia. Prova disso, é a recente pesquisa do Senado, onde 93% dos internautas que opinaram, apoiaram a realização de novas eleições e a hashtag #DiretasJá não para de crescer nas redes.

Outro fato interessante, é que (segundo um estudo de @FabioMalini) a hashtag #ForaTemer sozinha, já é mais forte que a soma de todas as hashtag usadas contra Dilma no auge dos protestos antipetistas, que na época totalizaram no Twitter 483.797 posts entre os dias 08 a 16 de março de 2015, contra atuais 769.455 posts da hashtag #ForaTemer no Twitter esta semana, isso sem falar em Facebook.

O fato é que a primavera brasileira está chegando... E vai superar a primavera árabe! O povo já está nas ruas e não vai sair!!!
No #ForaTemer nenhum passo atrás, #TemerJamais!!!

Nenhum comentário: