segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Classe dos inúteis – você pode estar nela sem saber...

Mas ainda dá tempo de sair dessa nova classe social.

Yuval Harari, professor israelense da Universidade Hebraica de Jerusalém e autor dos best-sellers Sapiens e Homo Deus, afirmou que: "uma nova classe de pessoas deve surgir até 2050: a dos inúteis". Harari continua: “as pessoas não serão apenas desempregadas, elas não serão empregáveis”.

Com o avanço da inteligência artificial, os humanos serão substituídos na maioria dos trabalhos que hoje existem. A medida que o mundo evolui, principalmente por conta das novas tecnologias, milhões de pessoas perderão seus empregos. Porém, milhões de outros postos de trabalho serão criados. Novas profissões irão surgir, mas nem todos conseguirão se reinventar e se qualificar para essas funções. O que acontecerá com esses profissionais? Como eles serão ocupados?
Isso significa que a necessidade contínua de capacitação será algo extremamente relevante, caso contrário não haverá espaço para aqueles que se mantiverem inertes a tudo isso. Mas como e onde buscar o conhecimento necessário para se manter relevante?

E onde entram as escolas e faculdades nesse contexto? Qual escola prepara crianças e jovens para esse novo cenário? Que universidade está ensinando, agora, as melhores práticas de gestão utilizadas pela Amazon?
Nós ainda ensinamos como fazíamos há décadas. Veja bem: você colocaria seu filho numa aula de latim? A resposta com certeza é não! Mas nós ainda colocamos nossos filhos para aprender o Teorema de Pitágoras, enquanto eles deveriam estar aprendendo sobre Inteligência Artificial e Big Data por exemplo.
As empresas mais inovadoras do mundo, não exigem mais diplomas para contratar seus funcionários. A formação não importa mais. O que conta, hoje, são as habilidades práticas que o indivíduo possui.
O mercado de hoje exige novas habilidades, que não são ensinadas nas escolas e universidades. As pessoas estão buscando em outros lugares: YouTube, cursos livres, artigos e textos na internet, etc.
Os gestores educacionais precisam urgentemente entender essas mudanças, e muito rapidamente se adaptarem a este novo cenário. Cursos longos não funcionam mais, já que o mercado muda numa velocidade incrível.
Empresas bilionárias são criadas em menos de 2 anos, usando tecnologias e técnicas de gestão inéditas. E nós ainda oferecemos cursos de Administração de 4 anos!
Hoje as pessoas tem acesso rápido e barato em plataformas como a EstudaFlix por exemplo, a conhecimentos muito mais relevantes para o mercado que os oferecidos em alguns cursos acadêmicos longos e caros. Enfim, o mundo está mudando… e você, está preparado para essas mudanças? Ainda dá tempo de sair dessa nova classe social, prepare-se!!!

Nenhum comentário: