sábado, 18 de julho de 2020

EXISTE IDOLATRIA NO MEIO EVANGÉLICO?

Existe e chegou até nas igrejas tradicionais!

Por João Ricardo Nogueira

Desde minha tenra infância, era comum de se ouvir no meio evangélico críticas a idolatria dos católicos, por estes terem em suas práticas a adoração de imagens e amuletos.

“Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.” Êxodo 20:4 Esse texto sempre foi muito usado no meio evangélico para condenar a idolatria católica. A idolatria é o pecado mais mencionado na Bíblia, recebe mais condenação nas Escrituras que qualquer outra violação das leis divinas.

Mas as igrejas evangélicas brasileiras, em especial as tradicionais, eram exemplo de conduta baseada na Bíblia. Mas desde a década de 80 o movimento neopentecostal ganhou força e cresceu no Brasil. Este infelizmente introduziu no meio evangélico práticas estranhas as escrituras e algumas inclusive claramente antibíblicas. E aos poucos uma grande parcela das igrejas brasileiras, se transformou naquilo que mais combatia.

Hoje basta assistir um programa “evangélico” na TV, e facilmente qualquer cristão ficará escandalizado com algumas práticas. O “pastor” pregando entre os fiéis e, de repente, a toalhinha que ele enxuga seu suor é dada a uma das pessoas que assiste o culto como uma espécie de amuleto. É o suor “ungido” do “pastor”!

A pergunta é: Qual a diferença do católico que toca na imagem da santa e faz o sinal da cruz para o crente que se acotovela com outros para tocar na mão do “pastor ungido”? Para mim a diferença é que a santa está morta e o pastor está vivo. Porque a idolatria é exatamente igual.

Isso para não falar nos diversos amuletos vendidos nestas igrejas como o sal ungido, rosa ungida, garrafinha de água do rio Jordão, tijolinho ungido, fronha ungida, meia ungida, vassoura ungida e qualquer outra coisa que esses mercadores e exploradores da fé, veem como oportunidade para tirar dinheiro do povo.

Essas igrejas viraram apenas negócios e dos mais lucrativo, afinal comprar uma caneta por alguns centavos e vendê-las por cem reais como canetas “ungidas” seria o quê além de um lucrativo negócio? Essa é a forma que algumas igrejas neopentecostais fazem para enriquecer seus líderes, explorando a fé das pessoas. Negociando no templo, o que Jesus foi veementemente contra.

A meu ver, tudo isso não passa de uma espécie de “macumba” evangélica. Porque além do amuleto, existe também um ritual envolvido. O “pastor” diz: “Olha, essa caneta você só vai usar para assinar as coisas mais importantes”. “Essa rosa você vai passar no quarto todo do seu filho e ele vai abandonar as drogas”. O que isso tem de diferente do banho de sal grosso e dos passes num terreiro de candomblé?

Se você frequenta igrejas com esse tipo de conduta, meu conselho é que você leia mais a bíblia, principalmente as cartas de Paulo aos Romanos, Gálatas e Hebreus.
Nem vou falar aqui da teologia da prosperidade, afinal esse tema seria um artigo a parte, mas é também hoje um grande instrumento de manipulação dos néscios da Bíblia, que se acostumaram a frequentar igrejas como um clube social, mas que não conhecem e nem querem conhecer as escrituras.

Acham que Cristo é um garçom que atende as mesas dos crentes. Que fazem pedidos como: “Quero ganhar mais dinheiro”, “Quero uma casa nova”, “Eu preciso do carro xyz”, e por aí vai... Quanto mais carnal é o crente, mas ele precisa saciar suas demandas carnais. Sempre focado em seu próprio umbigo, fica impossível ver as necessidades das pessoas ao redor. E dessa forma, os dois grandes mandamentos (Mateus 22:37-40) são altamente negligenciados.

Mas voltando ao tema, a idolatria apesar de parecer algo tão primitivo, é o problema número um abordado na Bíblia, e por isso devemos ter cuidado. Ídolo é tudo aquilo que toma o lugar de Deus, que se torna um fim em si mesmo, que ocupa o trono de seu coração…

No subtítulo deste artigo, eu afirmei que a idolatria também chegou nas igrejas tradicionais, e me dói o coração afirmar isso, mas é a verdade. É importante ressaltar, que a prática da idolatria nas igrejas tradicionais não é algo institucional como o é em algumas igrejas neopentecostais. Mas como boa parte da liderança a tolera sem qualquer exortação, infelizmente posso dizer que as igrejas evangélicas tradicionais brasileiras, também estão naturalizando a idolatria. Porem essa idolatria, nada tem haver com os cultos ou práticas institucionais, mas sim com o comportamento de parte de seus membros, por isso obviamente não posso e não vou generalizar, não é esse o objetivo deste texto. 

A idolatria que entrou e impregnou muitas igrejas tradicionais, chama-se bolsonarismo. Isso mesmo, você não leu errado não! O bolsonarismo é um movimento político, mas que tem tomado características de seita religiosa e cegado a muitos, que são levados a terem práticas opostas as defendidas nos evangelhos. Muitos apenas por ignorância das Escrituras, mas muitos infelizmente por opção e veneração ao novo ídolo... Não me refiro aqui ao posicionamento político, afinal cada um é livre em sua consciência. E eu acredito no princípio da liberdade de consciência. Estou me referindo aos posicionamentos que confrontam os ensinos de cristo.

Outra coisa que chama muita a atenção ao ver que muitos crentes de igrejas tradicionais apoiam
cegamente o atual presidente, é o fato deste ter sido o único dos 13 candidatos (do pleito de 2018), que foi pessoalmente aos EUA se reunir com representantes dos iluminatis, bem como é o único com um vice (Mourão) que ocupa o mais alto grau da maçonaria brasileira, fatos esses aliás que foram relatados ainda durante a campanha pelo então candidato Cabo Daciolo.

Sempre pensei para que tipo de crente Jesus responderia o que diz o texto de Mateus, quando Jesus responde: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”, afinal a escritura afirma que Jesus responderá isso a pessoas que dirão: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?” Deixando assim a entender que está falando a crentes. Enfim, hoje a dúvida acabou, afinal está mais nítido que nunca...

Sei que serei criticado por este artigo, mas não me importo com isso, se este texto servir para trazer a reflexão uma única alma perdida já me darei por satisfeito, e louvo a Deus pela suficiência de Cristo na minha vida, de forma que não preciso de mais nada do que a fé Nele.

Nenhum comentário: