quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Paladinos da Moralidade x Passe Livre

Por João Ricardo Nogueira
É no mínimo estranho ver os argumentos usados pelos Parlamentares de Cuiabá ao restringirem o Passe Livre.

Vereadores de Cuiabá derrubaram o veto, do Prefeito Wilsom Santos, ao Projeto de Lei nº 464/07, que restringe o uso do Passe Livre, ao revogar a Lei Complementar nº 4.727/2005, de autoria do ex-Vereador Milton Rodrigues, que alterava a Lei Original, instituindo o uso livre do Passe Livre.

Seria muito bom se os nossos “representantes”, pelo menos de vez em quando, defendessem nossos interesses. Onde foi parar o resultado do Relatório da CPI do Transporte Publico de Cuiabá, que apontou uma série de irregularidades no sistema, como o superfaturamento do valor da passagem? E um débito milionário das empresas de transporte com a Prefeitura, que até agora não foi sequer cobrado? Estranho, não?

Mas ao que parece os nobres Vereadores, ou pelo menos a sua grande maioria, preferem defender outros interesses que não os da população. Usam medidas de urgência para restringir direitos adquiridos dos estudantes, tudo isso para não permitir o debate do assunto, pois a Casa de Debates não gosta de debater.

Eles se alvoroçam em defender os interesses empresariais, no mesmo tempo em que se esquecem dos que os elegeram. Prova disto é que não os vimos julgando e condenando a MTU, quando esta comete erros, como o de não distribuir o Passe Livre no inicio do ano letivo de 2005, quando na ocasião ainda como Presidente da AME, tive que propor uma Ação Judicial para garantir, por meio de liminar, o direito dos estudantes de terem acesso às salas de aula. Ocasião em que pudemos contar com o apoio de poucos Vereadores, os mesmos que até hoje defendem os interesses da sociedade.

Usei no parágrafo anterior o termo “Julgar”; pois é isso o que alguns Vereadores se acham no direito de fazer. Um dos principais argumentos, dos que restringiram o Passe Livre, é de que o mesmo é usado de forma irregular por alguns estudantes. Como se não houvesse meios de fiscalizar e corrigir eventuais abusos.

Preferem esses Vereadores julgar e condenar todos os estudantes, pelo suposto uso indevido de alguns, que não foram mostrados ou mesmo identificados.

Já imaginaram se nós cidadãos e eleitores que somos, começarmos a julgar toda a classe política, pela ação de alguns que já tiveram suas ações irregulares identificadas e mostradas?

Acho que sobrariam muito poucos pra contar a história; talvez, somente os poucos que hoje nos defendem de verdade.

Alguns sites que publicaram este artigo:
Site Olhar Direto

Nenhum comentário: